Cuidado especial

Cuidado especial

Nossas joias são fabricadas com uma qualidade que dura muitos anos, mas não é por isso que não merecem um bom cuidado. Para dar-lhes vida longa, você precisa saber como cuidar da sua joia, e estamos aqui para ajudá-lo:

Recomendamos que sua joia evite o contato com as seguintes substâncias:

Perfume, cloro, alvejante e outros materiais de limpeza, spray de cabelo

Para evitar danos a sua joia evite o uso em banheiras, saunas, ofurôs, praias ou piscinas

Você pode polir facilmente sua joia com um pano macio que não solte fiapos. Observe que a prata, assim como o ouro, não devem ser expostos a calor excessivo

E importante lembrar de guardar sua preciosa joia em sua embalagem original, evitando assim qualquer dano e prolongando sua beleza por muitos anos.


Certamente assim como eu, você já notou que a cor da prata vai mudando e escurecendo
após o uso constante e o passar do tempo, né?

Ou seja, isso acontece por conta de alguns gases presentes no ambiente.

Entenda esse fenômeno:

 

O que causa o escurecimento da joia de prata é a camada de sulfato de prata que se forma sobre ela. Essa camada de sulfato tem cor escura e aparece por conta da reação do objeto de prata com os compostos de enxofre existentes no ambiente, geralmente gases.

E esses compostos que provocam a reação na prata, o que são, do que se alimentam, onde vivem? hehehe

 

Um desses compostos é o gás sulfídrico que aparece quando há algo em putrefação (processo ou efeito de putrefazer-se; apodrecimento). O dióxido de enxofre, originado da queima da gasolina pelos carros, também provoca essa reação na prata.

 

Além disso, o suor também é um dos responsáveis por escurecer as joias de prata:

 

Segundo o químico Atílio Vanin, da Universidade de São Paulo, o suor é composto basicamente de água e sais minerais dissolvidos. Os sais, principalmente cloreto de sódio, ajudam a superfície da joia a se misturar com o gás sulfídrico ou com o dióxido de enxofre, facilitando a reação formadora da camada escura.

 

Mas não se preocupe, pois o escurecimento das joias de prata é um processo químico natural como vimos acima. Nesse sentido, isso acontece independente do organismo de quem está usando a joia.

Agora que entendemos o motivo científico, vamos para algumas dicas de como evitar o escurecimento da prata. Existem algumas práticas que ajudam a conservar e manter as joias de prata bonitas por mais tempo.

 

Gostou?
 

Trouxemos dicas dos especialistas da Prataria Mudra sobre cuidados com a sua joia:


Evite quedas, afim de não causar danos à peça;
Guarde em local apropriado e separadamente, pois atrito pode danificá-la;
Não use produtos a base e enxofre ou cloro para não oxidar ou manchar a joia;
No caso da peça oxidar, o que é comum acontecer com objetos em prata, polir com flanela macia e produtos próprios para esse fim;
o Monzi é um produto ótimo para a limpeza, porém, não utilize se a peça tiver além da prata, pedras naturais , madrepérolas e pérolas cultivadas;
Se a peça possuir macassitas, evite molhar pois as pedrinhas, por serem coladas podem cair.